O presente Estudo, visa investigar e analisar as tendências e comportamentos da Geração Z, os jovens nascidos entre 1995 e 2005, no que diz respeito à utilização de tecnologias e à forma como esta geração as considera e se apropria delas nas suas interações, no sentido de elucidar as empresas e fornecer informação fidedigna que lhes permita conhecer, incorporar e orientar os investimentos e tomadas de decisão empresariais, e adaptar-se aos novos modos de pensar e (inter) agir dos consumidores, num mundo cada vez mais tecnológico.
A Geração Z é naturalmente social (os social media têm um grande impacto no seu tipo e comportamento de consumo, sendo uma geração mais impulsiva e com maior propensão para a compra de produtos e serviços online), ainda que também continue a querer visitar as lojas físicas, mesmo que nessas visitas não dispensem a utilização dos smartphones para comparar produtos e preços, consultar opiniões e feedbacks e pedir conselhos a familiares e amigos.
Por tudo isto, surge a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre as tendências, necessidades e expetativas desta geração tecnológica, e antecipar o impacto e a capacidade desta geração em “mudar o mundo”, ou pelo menos, o mundo do Consumo e das Empresas.
Em síntese, o presente Estudo pretende produzir e disseminar informação relevante e robustecer as competências dos empresários e dos projetos empresariais atuais ou latentes, mormente ao nível da incorporação tecnológica e comportamento do consumidor vs modelos de negócio e, de forma mais abrangente, no reforço das Cadeias de Valor de base tecnológica.